Comunicado n.º 17 - Jornadas Técnicas da AAALG - Treino de Barreiras com Jovens

Detalhes
Comunicado Oficial n.º 17-12/13                                                                   Data: 2012/12/13
Para conhecimento dos clubes filiados, órgãos de comunicação e demais interessados, comunica-se:

JORNADAS TECNICAS   DA AAALG

“TREINO DE   BARREIRAS COM JOVENS”

 

Nota de Introdução: A intervenção estruturada sobre o Treino de Barreiras constitui, provavelmente, uma das maiores insuficiências do treinador de Atletismo, disciplina esta que deve ser encarada como um meio de treino para todas as restantes disciplinas. Assim sendo, e devido à pouca profundidade de formações especializadas neste domínio, considerou-se relevante o desenvolvimento de uma formação centrada nesta disciplina direcionada para a formação dos nossos jovens. De entre as várias abordagens, vamos tentar reconhecer a importância do treino de Barreiras com jovens como forma de desenvolvimento da velocidade e da coordenação, na organização de sessões de treino para o trabalho de velocidade e de ritmo com barreiras de iniciação, adaptação das alturas e distâncias das barreiras nos escalões jovens, a importância do treino de barreiras na formação do jovem, objetivos das corridas de barreiras, a importância da “frequência” na corrida de barreiras, a progressão pedagógica no ensino das barreiras e o aspeto fundamental para uma aprendizagem correta dos aspetos técnicos mais importantes nas corridas de barreiras: velocidade, ritmo entre barreiras e transposição rápida das barreiras.

DIA/ LOCAL/ HORÁRIO:

Dia 22 de Dezembro de 2012 - Complexo Desportivo de Vila Real de Stº António

15:00h/ 16:30h – Sessão Teórica

17:00h/ 18:30h – Sessão Prática

19:30h – Jantar

 PRELEÇÃO:

A sessão teórica e prática vai ser conduzida pelo responsável do sector de formação da Federação portuguesa de Atletismo e treinador de alguns dos melhores atletas da atualidade (tais como João Almeida, Rasul Dabo, Jorge Paula, entre outros) o Prof. João Abrantes.

INSCRIÇÃO

Os participantes terão fazer a sua inscrição para a Associação de Atletismo do Algarve até ao dia 20 de Dezembro de 2012. Inscrição gratuita para os treinadores portadores do Cartão de Treinador da AAALG e formandos do AAALG.

Outros treinadores/ agentes desportivos: 30€ (o valor da inscrição inclui o almoço).

Saudações desportivas,

Rui Costa

Diretor Técnico Regional

 
   
© Associação de Atletismo do Algarve