Comunicado n.º 7 - Torneio Regional Vamos Brincar ao Atletismo

Detalhes
Comunicado Oficial n.º 07-15/16                                                                   Data: 2015/12/04

Para conhecimento dos clubes filiados, órgãos de comunicação e demais interessados, comunica-se:

TORNEIO REGIONAL “VAMOS BRINCAR AO ATLETISMO”

 

 

Nota introdutória:

A Associação de Atletismo do Algarve, irá dar continuidade às atividades para os escalões de Benjamins A e B, organizando o Torneio “Vamos Brincar ao Atletismo”, sendo uma atividade desenvolvida sob a forma de um “circuito de estações”, com situações lúdicas e competitivas

(facilitadas) do atletismo, onde as crianças são motivadas para correr rápido, lançar e saltar longe, marchar e correr com ritmo.

Todas as funções de ajuizamento e secretariado, serão efetuadas por elementos dos clubes, tais como treinadores, familiares, atletas mais velhos, dirigentes, etc.

Estão previstas a realização de 6 jornadas, 1 vez por mês entre os meses de Dezembro de 2015 e Maio de 2016, embora possa surgir outras jornadas promocionais junto dos grandes eventos.

As jornadas irão decorrer maioritariamente nas pistas, embora se pretenda a sua realização em pavilhões, ruas, praia ou superfícies comerciais de forma a promover a verdadeira formação da criança.

1ª Jornada – Dia 12 de Dezembro de 2015

 

 

Local: Pista de Atletismo de Lagoa

  1. Destinatários: Benjamins A (2007 a 2009) e Benjamins B (2005/2006).
  2. Programa de Provas:

Aquecimento coletivo

Atividade com 4 estações (Velocidade/ Barreiras + Saltos + Lançamentos + Resistencia + Estafeta)

  1. Programa horário:

             14.30h: Limite para a confirmação das inscrições

             15.00h: início do aquecimento coletivo

             15.15h: Organização dos atletas por estações

             15.20h: início da competição na 1ª estação de cada grupo; cada grupo fica 10 minutos em

                           cada estação

             16.20h: Final do circuito

             16.30h: Inicio das atividades de estafetas

17.00h: Final da atividade

Nota: Esta atividade vai ser coordenada pelos formandos do Curso de Treinadores de Grau I que está a ser organizado pela Associação de Atletismo do Algarve/ Federação Portuguesa de Atletismo

1ª Jornada – Regulamento Especifico

1. Participação: atletas filiados dos escalões de Benjamins A (2007 a 2009) e Benjamins B (2005/2006), em representação de clubes ou como individuais.

2. Inscrições:

   a) As inscrições devem ser efetuadas em impresso próprio da AAALG entregue no local até à hora indicada no regulamento.

   b) Cada clube ou atleta, para participar na jornada tem obrigatoriamente de indicar, pelo menos, um nome do (s) colaborador(es) da atividade.

3. Em função do número de participantes, os atletas são divididos em grupos (mistos) do mesmo escalão etário (Benjamins A e Benjamins B), com número equilibrado de elementos.

4. As provas são organizadas como um circuito de estações, onde os atletas experimentam e executam os exercícios propostos durante 10minutos.

5. Depois da prática, os atletas realizam ensaios para medição, sempre em função do número de participantes e das condições de organização.

6. No final das 4 estações individuais, os atletas organizam-se por equipas e realizam a atividade final composto por uma estafeta.

7. Nas as medições são efetuadas por patamares separados de 25cm.

8. A cada participante é entregue um boletim de registo onde, ao longo da atividade, os diferentes colaboradores vão assinalando os resultados nas diferentes estações.

Nota: Não é apresentado o regulamento final do Torneio Vamos Brincar ao Atletismo da presente época 2015/2016 neste documento devido ao mesmo estar sujeito a discussão e aprovação na próxima Assembleia Geral da AAALG a realizar no dia 11/12/2015.

Saudações desportivas,

A Direção

   
© Associação de Atletismo do Algarve